31 outubro 2008

NUVENS E VENTOS SEM CHUVA

“Como nuvens e ventos que não trazem chuva, assim é o homem que se gaba de dádivas que não fez.” Pv. 25:14


Eis um dos vários motivos que levaram Jesus a censurar os judeus, os quais foram comparados a uma figueira sem figos, uma videira sem frutos, uma geração que se gabava pelo extraordinário histórico que a precedia mas, que ficou marcada por desconhecer o Messias e crucificar o Filho de Deus.

É como se Salomão estivesse profetizando acerca do modo como eles se comportariam na ocasião da vinda do Messias, posto que Cristo precisou enfrentar a insensibilidade, a arrogância, a prepotência de homens que se gabavam pelos feitos de seus antepassados, ao mesmo tempo em que desprezaram e humilharam Aquele que existe antes de Abraão, que é maior do que Moisés e os profetas, Aquele a quem o apóstolo Paulo se refere dizendo: “porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!” (Rm. 11.36).

É como se Salomão vislumbrasse a nossa época, detectando as mesmas fraquezas evidentes na igreja que desfruta de grandes realizações ocorridas ao longo de toda a sua história e que, ao mesmo tempo, “relampeja, troveja e escurece os céus” sem, contudo, regar a terra e modificar o cenário de seu tempo, dando motivos suficientes para entrar nos anais da história e influenciar as gerações futuras.

Tais afirmações podem parecer um exagero, uma crítica pessimista sobre quem somos e o que fazemos. Todavia, à exceção daqueles que, de fato, seguem fazendo a diferença que deles se requer, os fatos apontam para uma massa religiosa que, sem os grandes feitos do passado, muito provavelmente, seria como nuvens e ventos que não trazem chuvas embora não deixe de causar algum impacto.

Isto está longe de insinuar que é preciso desprezar o precioso legado que nos foi deixado. Trata-se de uma chamada à séria reflexão sobre o que pensamos e falamos a nosso respeito, diante do que realmente somos e representamos em um mundo decadente, trabalhando e preservando o elevado nível cristão recebido como herança a fim de que os que vierem depois de nós também sejam beneficiados por nossos feitos.

Que estejamos empenhados em produzir frutos antes que eles sejam anunciados.
Rev. Marcos Martins Dias

Nenhum comentário: