06 fevereiro 2008

O DIA ESTÁ PRÓXIMO. FAÇA SUA ESCOLHA

“Disse-me ainda: Não seles as palavras da profecia deste livro, porque o tempo está próximo. Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se.” Ap. 22.10 e 11

Estas palavras finais do livro de apocalipse estão revestidas de um conteúdo que não tem por objetivo tornar as coisas fáceis para os que se aplicam a interpretar o livro. Digo isto porque, caso tudo estivesse posto de uma outra maneira, então sem qualquer dúvida este seria mais um dos muitos textos decorados e continuamente citados pelos pregadores através das gerações e decorado pelos crentes de menor ou maior cultura, objeto de cantigas e hinos congregacionais etc.
Entretanto, não há como buscar meio termo, não há como tentar encontrar alguma expressão que exerça menos peso e que facilite o trabalho da evangelização etc. Estamos diante de afirmações claras e que estão em perfeita harmonia com aquela porta estreita e aquele caminho apertado a que Jesus Se referiu.
Sabendo que o tempo está próximo, o anjo diz a João que o imundo pode ser mais imundo ainda e que o justo deve praticar ainda mais a justiça e a santificar-se. Diferente do que muitos, provavelmente, diriam numa situação assim, colocando palavras na boca de Deus e, em nome de Jesus, quase se inclinando aos pés do impenitente, daquele que manifesta seu ódio a Deus e à Sua vontade das mais terríveis e inescrupulosas maneiras que se pode imaginar, dizendo-lhe que Cristo o ama e tem um plano maravilhoso para a sua vida. Não sei se chamo isto de uma ofensa ao Senhor dos senhores, Àquele que é Santíssimo ou se estamos tratando de uma ingênua intenção de querer manifestar um amor que excede ao amor de Deus.
Diante de um contexto cada vez mais difícil, de uma sociedade cada vez mais decadente e em profunda corrupção, o Senhor nosso Deus Se faz presente. E, como diz Salomão, com Seus olhos em todo lugar “contemplando” os maus e os bons. Junto à porta-bandeira de uma escola carnavalesca, às escuras onde ocorrem os homicídios, os latrocínios e toda sorte de torpezas, porque Ele jamais Se ausenta de onde quer que seja e pode ser encontrado nos lugares menos imagináveis.
É claro que Ele também está de olho nos justos e os encoraja a que, diante do fato inegável de que o tempo está próximo e, em detrimento de tanta torpeza, depravação moral e espiritual, pratiquem a justiça e se santifiquem ainda mais.
Assim concluo reafirmando que, independente do que os nossos lábios dizem a nosso respeito, avaliemo-nos como um todo e vejamos que direção temos tomado face ao que está escrito, fazendo votos que estejamos em franca santificação.

Rev. Marcos Martins Dias

Nenhum comentário: