23 março 2007

TENHA PAZ EM SUA CASA

“Aperfeiçoai-vos, consolai-vos, sede do mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz estará convosco.” II Co. 13.11

Temos dito, algumas vezes, que o melhor lugar do mundo pra se viver é “na igreja”, onde encontramos compreensão, amor, solidariedade, verdade, justiça e, dentre outras coisas, também desfrutamos da sempre desejada e verdadeira paz.
Apesar disto, não sei se a palavra “igreja” tem sido entendida apenas como sendo o lugar onde nos reunimos para cultuar a Deus e aprender da Escritura. Se esta é a única definição que temos sobre o assunto, então não estamos corretos; porque a igreja é composta, essencialmente, por seus membros que, tal como pedras vivas, formam um único edifício, mesmo quando estão em outros lugares; o que inclui o lar, a família de cada um de nós.
Ora, se é assim, e de fato é mesmo, então seria mais do que natural, encontrar em nossos lares as mesmas coisas que foram citadas acima, com mais ênfase, à paz que tem sido algo, muitas vezes, ausente.
É bom lembrar que nossa casa revela continuamente o que realmente somos. Ali não é possível tentar ser o que não somos e tampouco tentar manter atitudes meramente aparentes, simulando uma boa e temporária imagem. Se existe alguém que nos conhece muito bem, não hesito em dizer que tal pessoa é aquela que vive mais próxima de nós e mais tempo conosco.
Portanto, detectar a ausência dos valores descritos acima em nosso lar e pouco ou nada fazer, é decretar a própria falência da transparência, honestidade, verdade e, como resultado disto, amargar a ausência da verdadeira paz, da felicidade tão desejada, da alegria que não se baseia em ficção ou fantasia e muitas outras coisas boas que, acredito, “todo mundo” quer.
Quando estas coisas estão ausentes nas famílias, o mundo, cuja falência já está decretada, se torna um lugar mais agradável e confortável do que o nosso “cantinho” onde a igreja deve estar sempre presente. Se assim for, jamais haverá prazer em cruzar nossos portões, abrir nossas portas e assentar em nossos sofás.
Mantenha a paz em seu lar! “Vivei em paz; e o Deus de amor e paz estará convosco.”

Rev. Marcos Martins Dias

Nenhum comentário: