01 março 2007

AUMENTA-NOS A FÉ

“Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram”. Jo. 20:29

De todas as dificuldades que a igreja contemporânea tem enfrentado, a que mais me preocupa está relacionada à atitude de Tomé, o qual, após a ressurreição de Cristo, demonstrou uma incredulidade que o levou a ser veementemente advertido por Jesus.
“Porque me viste, creste”. Estas foram as palavras que precederam a afirmação de que “verdadeiramente felizes são os que não viram e creram”. Tomé deveria ter compreendido que isto era mais do que uma declaração; na verdade era uma clara reprovação por sua atitude de incredulidade.
Em detrimento do claro ensino transmitido por esta passagem, não é incomum olhar ao redor e contemplar uma incontável multidão que, a pretexto de fé, demonstram exatamente o contrário na medida que agem como Tomé, ou seja, precisam ver, experimentar etc. para, somente então, se sentirem fortalecidos e mais confiantes em Deus e, o que é pior, ter sua fé aumentada de formas ilegítimas, apesar da clara afirmação de Paulo (a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo – Rm. 10.17), confirmando assim o que Jesus profetizou ao dizer: “..., quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?” Lc. 18.8
Isto é incompatível com a grande movimentação que se percebe em nosso contexto religioso, onde comemora-se muito por “pequenas coisas”. Na intenção de reproduzir os sinais feitos por Jesus, tem-se conseguido diminuir a riqueza de tudo quanto já está escrito e, conseqüentemente, transmitir um tipo de evangelho caricaturado, quando João, no mesmo capítulo que destacamos aqui, continua dizendo: “Na verdade, fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome”.
É uma pena constatar que “a fé” não tem sido suficiente para levar pecadores a um legítimo arrependimento, o que inclui uma inquestionável mudança de vida; entretanto, ainda é tempo de lembrar que “sem fé é impossível agradar a Deus”. Assim sendo e, diante do quadro que já está estabelecido, em vez de comemorar, o momento é de refletir, chorar e rogar ao Pai, dizendo: “Senhor, aumenta-nos a fé.”

Rev. Marcos Martins Dias

Nenhum comentário: