26 dezembro 2007

O MUNDO NÃO O CONHECEU

“..., o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu.” Jo. 1.10

Qualquer pessoa que professe crer em Deus, muito provavelmente, não apresentará dificuldade alguma em aceitar o fato de que tudo o que existe, visível ou invisível, é plenamente conhecido pelo Criador. Por outro lado, mesmo sendo Ele o princípio de todas as coisas, encarnou-Se, viveu entre os homens e, segundo o relato de João, o mundo não O conheceu.
Muitos sabem que isto se deu, primeiramente, em função do pecado que cegou e ensurdeceu o homem, cauterizou sua mente e endureceu seu coração, de modo que, embora anunciado e aguardado durante séculos, Sua vinda ao mundo, passou despercebida pela maioria daqueles que O aguardavam.
Certamente que outros fatores também contribuíram para esta realidade tais como o lugar onde Ele nasceu, a família da qual Se originou, a forma discreta como tudo isto se deu etc. Mas, a realidade é que, ao afirmar que o mundo não O conheceu, João está levando em consideração todos os fatores que acompanharam-No desde o nascimento até o período em que Ele realizou Seu ministério, os quais, eram provas incontestáveis de que o Messias, o Filho de Deus, encarnado, já era chegado; entretanto, conforme as palavras de Isaías 53. 2 e 3, Ele era “ ... como raiz de uma terra seca; não tinha aparência nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse. Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso.” .
Toda esta história esta registrada de um modo completo e perfeitamente claro a fim de que não nos incorramos no mesmo erro, sendo conhecidos por Ele mas, à semelhança de Israel, desconhecendo-O nos moldes em que a Escritura O apresenta, por maior que seja a insistência em afirmar que Jesus é a Personalidade mais popular de toda a história. De fato, não o é, visto que continua não sendo conhecido a julgar pelo modo como o ser humano tem se comportado diante de Seus claros ensinamentos registrados na Escritura.
Esforcemo-nos para não sermos contados entre os que dirão: “Senhor! Senhor!” e, no entanto, ouvirão a terrível declaração: “Nunca vos conheci”.

Rev. Marcos Martins Dias

Nenhum comentário: