01 novembro 2007

SOMENTE A ESCRITURA

“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.”
Sl. 119:105
Sempre que nos reportamos a fatos que se deram em tempos remotos, próximos ou distantes, inevitavelmente, precisamos concordar que muitas realizações que a Igreja levou a efeito no passado, eternizada pelos registros sagrados ou históricos de nossa época, se deram em circunstâncias bastante adversas e recursos extremamente limitados os quais jamais impediram as mudanças expressivas de que todos ainda somos e, muitos outros serão, beneficiados e estimulados a seguir em frente, fazendo verdadeira diferença.
Não é necessário abordar sobre a falta de recursos didáticos, de informações escritas, de inúmeras facilidades oferecidas pelo avanço tecnológico etc. e que caracterizaram as épocas mais marcantes que a Igreja experimentou durante toda a sua trajetória desde o Antigo Testamento.
A Alavanca propulsora que possibilitou grandes e inesquecíveis reformas nas convicções e na ética do povo de Deus sempre foi sem qualquer dúvida, a ação do Espírito Santo por meio de Sua Palavra em toda a história.
Eis a razão porque mesmo diante de desafios peculiares de uma multidão em deslocamento, da tirania de um Estado, das intransigências de uma religião imposta, surgiram homens que, sem qualquer expressão social, política ou econômica, fizeram grandes diferenças mesmo sendo peregrinos e forasteiros, cuja Pátria está nos céus, causa e objetivo de sua existência.
Para eles a Escritura, sob a eficaz atuação do Espírito Santo, é o ponto de partida para restabelecer a ordem e o equilíbrio, continuamente ameaçados por adversários que vão desde a velha natureza até o incansável inimigo que busca matar, roubar e destruir de maneira inconseqüente e impiedosa.
O povo de Deus, ainda sob os vínculos de uma milenar peregrinação, continua na dependência de homens que vejam nas Sagradas Escrituras a legítima regra de fé e prática, capaz de indicar os parâmetros norteadores a fim de que jamais se percam na busca pela Pátria que aspira alcançar.
Que o Senhor Se digne preservar-nos em contínua observância de Sua Vontade expressa em cada página de Sua inerrante e infalível Palavra.

Rev. Marcos Martins Dias

Nenhum comentário: