26 janeiro 2008

PRESERVE A CREDIBILIDADE

Acima de tudo, porém, meus irmãos, não jureis nem pelo céu, nem pela terra, nem por qualquer outro voto; antes, seja o vosso sim sim, e o vosso não não, para não cairdes em juízo. Tg. 5.12

Podemos não perceber, mas já se tornou um hábito para muitos fazer uso de expressões como “eu juro por Deus”, “por esses olhos que a terra há de comer”, “pode perguntar pra fulano”, “cicrano é testemunha”, “tem a minha palavra”, “juro por minha mãe”, “quero que um raio caia sobre mim” etc.
Normalmente estas colocações se dão, por um simples hábito ou para garantir que o que está sendo dito será levado em grande consideração; entretanto, tanto num caso como no outro, estamos lidando com a questão da nossa credibilidade, no que tange a preservá-la e preocupados em proteger nossa auto-imagem a fim de não cair num terrível descrédito.
Esta não é, comumente, uma preocupação para os incrédulos; afinal, mentir, usar de meios termos, de falsidade, de hipocrisia, de demagogia e outras coisas semelhantes, faz parte de seu dia a dia e, geralmente, não causa qualquer motivo de preocupação; por outro lado, entretanto, o texto que destacamos acima não está apontando diretamente para este tipo de pessoas. Tiago se reporta aos cidadãos do Reino dos Céus, homens e mulheres que precisam ter palavra e zelar por sua credibilidade, considerando que, Deus, a quem servem, é Deus da verdade. Jesus disse: “Eu sou... a Verdade...” (Jo. 14.6). Deste modo, o mínimo que se deve esperar de seus imitadores é que sejam profundamente comprometidos com a verdade, experimentando continuamente o simples e sublime significado do “sim, sim e não, não”.
Todos os que têm assimilado este ensino, não precisam penhorar sua palavra invocando o testemunho dos céus, da terra ou, como Tiago diz, recorrer a algum voto. O seu “sim” e o seu “não” significarão exatamente o que ele quer dizer e estarão em perfeita harmonia com seu caráter e sua conduta. Suas palavras conduzirão os ouvintes a uma sondagem direta de seu próprio coração. Sua imagem e sua credibilidade jamais cairão em descrédito; ao contrário, sempre serão preservadas e contarão com a confiança alheia.
Que o Senhor Deus nos leve a trabalhar para que o nosso “sim e não” sejam suficientes para convencer os que nos ouve, durante toda a nossa vida.

Rev. Marcos Martins Dias

Nenhum comentário: