16 fevereiro 2007

APROVEITE O CARNAVAL - APROVEITE A VIDA

“...; anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos;...” Ec. 11.9
Este é o conselho que Salomão dá: aproveitar a vida, fazendo dela um verdadeiro carnaval. Posso estar falando de algo que muitos desejam fazer e que, mesmo não indo às ruas, acompanhando a maioria em sua “alegria incontida”, não abominam o contexto carnavalesco e ainda desejam se infiltrar na multidão.
Não estou assumindo qualquer posição de julgamento baseado em conjecturas. Falo de uma realidade reprimida no coração de muitos que permanecem no anonimato e, no entanto, conservam em seu interior os mesmos desejos que motivam a maioria à prática de uma ampla libertinagem.
Pois bem, Salomão diz que isto pode ser feito; mas, assim como deixa o leitor livre para fazer o que gosta, também não se esquece de concluir dizendo: “sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas.”.
Pode não ser fácil se preocupar com algo, cuja data, não consta em qualquer calendário humano. Pode parecer que sempre haverá uma chance para reparar os danos de atitudes irresponsáveis; entretanto, esta não é a ótica de Deus.
A Escritura diz que Ele é longânimo para com Seu povo, não querendo que nenhum pereça; senão que todos cheguem ao arrependimento. E, mesmo que muitas correntes religiosas discordem, Deus não está esperando que o mundo todo se arrependa. Ele não é tolo e jamais alimentou o coração humano com falsas esperanças. Sendo assim, fica claro que a longanimidade, neste caso, aponta para o Seu povo, os “eleitos” conforme está escrito em I Pe. 1.1 e II Pe. 1.1 (“Pedro, ..., aos eleitos...”, “Simão Pedro, ..., aos que conosco obtiveram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo,”).
Considerando a realidade de que Deus pedirá contas de todas as coisas feitas para atender à velha natureza, a qual sempre se inclina para o mal, espero que, como Igreja do Senhor Jesus, você, meu caro leitor, não tenha em seu coração qualquer espaço para, sequer, desejar a festa carnavalesca com toda a sua orgia e trágicas conseqüências; pelo contrário, “agrada-te do Senhor,...” e seu coração ficará plenamente satisfeito (Sl. 37.4) por toda a sua vida.
Rev. Marcos Martins Dias

Nenhum comentário: