07 agosto 2009

EU CREIO

“E imediatamente o pai do menino exclamou [com lágrimas]: Eu creio! Ajuda-me na minha falta de fé.”

I Ts. 4. 5


Grande parte das coisas que se dão na vida do cristão estão amparadas na fé somente. Não há elementos humanos capazes de transpor a supremacia característica da fé que, sendo supra racional, não pode ser assimilada intelectualmente. Não apenas a fé em si mesma mas, muito do que dela se deriva excede ao entendimento. Ações e reações presentes ao longo de toda a vida de quem está fundamentado nela seguem estas mesmas características.

O texto destacado acima, discorre sobre fatos que nos levam a refletir a respeito do assunto.

Note que Jesus está diante de um pai desesperado, cujo filho, tomado por um espírito maligno, não encontrava solução para seu problema em recursos humanos. A fé em Cristo é a chave, a porta, o fim do desespero.

Mas este não é o único problema presente no texto. Somos informados do modo como Jesus reagiu diante da notícia de que Seus discípulos não o puderam expelir. Isto está posto da seguinte maneira: “...: Ó geração incrédula, até quando estarei convosco? Até quando vos sofrerei?...”

Uma advertência voltada apenas para Seus seguidores? Certamente não. Está comprovado que a incredulidade não é uma questão pontual, circunstancial, confinada a um problema isolado ou a uma situação específica. Estamos diante de um dano de proporções indescritíveis o qual contaminou toda a humanidade, tornando insensível o coração do mais crédulo dentre os mortais, indicando quão frágil podemos ser e quão grande e poderoso é o nosso Deus, indicando que, em muitas ocasiões não há nada a se fazer; é preciso apenas crer.

Deste modo, sempre haverá situações diante das quais tudo o que teremos a fazer é nos inclinarmos humildemente perante o olhar misericordioso de Cristo e afirmar: Eu creio. Ajuda-me na minha falta de fé. Minha nulidade me consome, minhas forças se esvaem, nada posso sem que o Senhor me tome pela mão e conceda-me o privilégio de ser alvo de Sua graça.

Posso não ver, não conseguir descrever, não entender como é possível. Mas, indubitavelmente, saberei que Deus está trabalhando em mim, realizando coisas que estão além, muito além de tudo quanto os “olhos viram, os ouvidos ouviram e jamais penetraram o coração humano”.

Que o Senhor nos ajude, dia após dia, a simplesmente crer.

Rev. Marcos Martins Dias